terça-feira, 13 de março de 2012

Santuários do Brasil-3

Fonte: a12.com

Santuário de Nossa Senhora de Angelina
Dando sequência ao especial de reportagens sobre os Santuários do Brasil, nesta terça-feira (13) vamos conhecer um pouco sobre o Santuário de Nossa Senhora de Angelina, localizado em Santa Catarina.


A cidade de Angelina foi fundada em 1860 pelo Presidente da Província, Francisco Carlos de Araújo Brusque.



Foi administrada religiosamente pelos Padres Franciscanos de Teresópolis (Águas Mornas), até 08 de abril de 1921, quando foi criada a Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição.



A Gruta foi iniciada em 1899 por Frei Zeno Wellbroehl, cumprindo uma promessa, feita em 1897, durante uma grave enfermidade e desenganado pelos médicos.



A Imagem de Nossa Senhora de Lourdes veio da Alemanha e foi benta em 1902, por Dom José de Camargo Barros, Bispo de Curitiba.



Em 15 de agosto de 1907 a Imagem foi levada até a Gruta, onde permanece. A gruta localiza-se em meio a quedas d’águas e plantas nativas, o caminho até ela é um ziguezague, todo lajotado, de 740m, com passagens da Via Sacra produzidas em gesso por um artesão da Alemanha, em 1900.



No ano de 1988, o Arcebispo de Florianópolis Dom Afonso Niehues, assinou o Decreto de instalação do Santuário Nossa Senhora de Angelina, compreendendo a Igreja Matriz e a Gruta.



Peregrinação - O local é visitado anualmente por milhares de pessoas. O potencial turístico de Angelina está em desenvolvimento graças ao Santuário Mariano.



O principal local de peregrinação em Angelina é a Gruta Nossa Senhora da Imaculada Conceição e o Santuário Nossa Senhora de Angelina.



A cidade é pródiga em belezas naturais, como a Cachoeira São Sebastião, situada a 30km da sede do município, no distrito de Barra Clara, e o Lago Ribeirão Garcia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário