terça-feira, 3 de julho de 2012

Segundo Mistério Gozoso

A Visita de Nossa Senhora à Sua prima Santa Isabel



Maria visita Isabel
No gesto de Maria, somos chamados a estar disponíveis aos irmãos mais necessitados


 "Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: 'Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a Mãe de meu Senhor? ...Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador; porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações...'.".(Lc 1, 39-48)


Meditação
    Aprendamos de Maria: para entrar nos caminhos de Deus, precisamos estar disponíveis. Acolher a vontade de Deus, significa estar prontos para servir o irmão e em especial o mais abandonado. Abrir-se para Deus é necessariamente abrir-se para o irmão.


Intenções
    Peçamos a Deus a graça para estarmos sempre dispostos a servi-los, e também ao nosso irmão necessitado, com fé, esperança e humildade. 





domingo, 1 de julho de 2012

Primeiro Mistério Gozoso

A Anunciação do Arcanjo São Gabriel à Nossa Senhora

A Anunciação
Deus nos ama tanto que nos assume e se torna um de nós no ventre de Maria

 No tempo do rei Herodes... "... o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem que se chamava José...; e o nome da Virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe:'Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo... eis que conceberás no teu ventre e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus...' E Maria perguntou ao anjo: 'Como se fará isso, pois eu não conheço homem? ' Respondeu-lhe o anjo: 'O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente Santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus' Então disse Maria: 'Eis aqui a serva do Senhor: Faça-se em mim segundo a tua palavra.' E o anjo afastou-se dela.' (Lc 1, 26-38)

Meditação
    Ao responder "o faça-se", Maria nos convida a fazermos a vontade de Deus. Com o seu "sim", Maria nos ensina que o primeiro passo de de nosso encontro com Deus é deixarmos Ele agir livremente em nós.

Intenções
    Peçamos à Virgem Maria a graça de sempre fazermos a vontade do Pai, sobretudo, pelos nossos irmãos que mais sofrem.