quinta-feira, 3 de maio de 2012

03/05 Dia de Nossa Senhora da Lapa

Descrição da Imagem de Nossa Senhora da Lapa


Segundo relatos, Maria havia aparecido na que hoje chamam de Gruta da Lapa Velha. Vestida de branco, com longos cabelos pretos e envolta em uma forte luz, Maria fez-se ver a uma mulher, cujo nome não é citado pela história, que morava nos arredores da gruta onde hoje está o Santuário de Nossa Senhora da Lapa, cunho este adquirido pois que, havera aparecido numa gruta, apelidada de lapa.



Quanto à imagem que hoje está entronizada no altar mor do Santuário, não se sabe ao certo, mas segundo relatos de antigos moradores, fora esta trazida da Holanda, vinda de embarcação até o Rio de Janeiro, tendo sido custeado seu valor pelos ricos latifundiários da época e trazida do porto até a cidade a lombo de mula. Com o tempo a imagem sofreu diversas deteriorações, até que em meados do ano de 2006 a Paróquia Nossa Senhora da Lapa, com muito esforço e trabalho fizeram a restauração da imagem daquela que é motivo de tanta devoção popular.
Antes da restauração a imagem tinha os braços caídos e se mantinha em uma posição simples.



Hoje tem em sua mão direita o Menino Jesus e na esquerda um cetro. Uma coroa fixa e manto de cor escura. A justificativa que fora dada pelo restaurador é de que originalmente a imagem seria da forma que está hoje, pois Maria entra na Lapa (gruta) para dar a luz ao Menino Jesus e sai da gruta como Mãe do Filho de Deus e Rainha dos céus, daí o cetro que carrega em suas mãos. 



Nossa Senhora da Lapa!

Rogai por nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário