domingo, 25 de março de 2012

Santuários do Brasil 7

Fonte: a12.com


Santuário Eucarístico Diocesano 

Continuando nossa trajetória pelos Santuários espalhados pelo Brasil, vamos conhecer um pouco mais do Santuário Eucarístico Diocesano de Cianorte, no Paraná.


A Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Cianorte (PR) foi criada no dia 1º de outubro de 1956 pelo bispo Dom Manoel Koenner, da Prelazia de Foz do Iguaçu, sendo que a mesma foi desmembrada da paróquia de Peabiru. A instalação da paróquia deu-se em 23 de dezembro do mesmo ano, ocasião em que foi empossado o primeiro pároco Pe. Luiz Mark da Congregação do Verbo Divino.


Em março de 1963 o bispo Dom Elizeu Simões Mendes da Diocese de Campo Mourão, concedeu aos moradores o direito de construir no lugar da Igreja de Madeira um Santuário Diocesano Mariano. A igreja foi construída, mas não foi elevada à categoria de Santuário.


No início do ano eucarístico, aberto em outubro de 2004, foi enviado para o bispo diocesano, uma carta e nesta constava o pedido de muitos paroquianos. Pediam a possibilidade de elevação da paróquia à categoria de Santuário Eucarístico Nacional.


A carta foi aceita pelo Conselho Presbiteral Diocesano e no dia 13 de Maio de 2005 a Paróquia foi elevada a categoria de Santuário durante a celebração da Santíssima Eucaristia. O Rito de elevação foi feito pelo bispo Diocesano de Umuarama, Dom Vicente Cost.


Atualmente o Santuário é um dos pontos turísticos mais procurados no Paraná e recebe anualmente centenas de grupos de peregrinos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário