sábado, 10 de março de 2012

Santuários do Brasil

Fonte: a12.com

 
Neste mês de março, tempo de quaresma, o Portal A12, dá início a uma série de reportagens especiais sobre os Santuários espalhados por todo o nosso Brasil. Eles são muitos e reúnem anualmente muitos fiéis em torno da fé em Deus.


Durante nossa série vamos apresentar alguns desses lugares que conseguem reunir milhares de pessoas em torno da oração. Fieis que buscam paz e perdão.


Poderíamos começar destacando o Santuário Nacional de Aparecida, considerado o maior templo mariano do mundo, mas deixamos a Casa da Mãe Aparecida por último, pois são muitas as histórias de devoção em torno da construção e da evolução do local.


Começamos então falando sobre o Santuário do Divino Pai Eterno, localizado em Trindade (GO). O Santuário acolhe e revela de maneira singular o amor misericordioso do Pai a cada filho, a cada filha que passa pelo local.


A origem do Santuário do Divino Pai Eterno remonta a meados do século XIX. Por volta de 1848, quando foi construída a primeira capela coberta com folhas de buriti. Tempos depois, uma capela maior foi edificada às margens do Córrego Barro Preto. Uma terceira capela foi erguida em 1876.


Já o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno foi inaugurado em 1912. Este primeiro passou a ser mais conhecido como Santuário Velho, e é hoje a Paróquia Matriz de Trindade.


Santuário Novo


Para marcar o centenário da Romaria de Trindade, em 1943 D. Emanuel Gomes de Oliveira, arcebispo de Goiás na época, fez o lançamento da pedra fundamental do atual Santuário Novo.



Em 1955, apesar de todos os esforços, a obra ainda não havia saído dos alicerces. Em 1957, com a criação e instalação da Arquidiocese de Goiânia, D. Fernando Gomes dos Santos, primeiro arcebispo desta Arquidiocese, apresentou um projeto para a construção do Santuário. A partir de 1974 já era possível a realização da novena e festa do Divino Pai Eterno no local.



Modernização



Em 1994 iniciou-se a reforma e adaptação do prédio, no sentido de dar a ele a dignidade de ser chamado “Santuário do Divino Pai Eterno”. Com ajuda dos romeiros e devotos, o templo foi totalmente reformado, e está ornamentado por 59 vitrais, além de outros 17 instalados na cúpula sobre o altar.



Com o piso revestido por granito, possui ainda: secretaria, sacristia, copa, sala para os ministros da eucaristia e atendimento vocacional. No subsolo, existem três capelas, 20 confessionários, sala dos milagres e banheiros. A praça em torno do Santuário foi totalmente revitalizada, e uma grande rampa foi construída para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais e automóveis até a porta principal do templo.


Atualmente o local recebe cerca de 4 milhões de pessoas por ano, sendo o maior número de visitantes no período da festa do Divino Pai Eterno que acontece sempre no final do mês de junho.


Redentoristas


Os Missionários Redentoristas tiveram grande participação na modernização e na concretização do Santuário do Divino Pai Eterno.


Nos dias atuais, os Missionários Redentoristas administram a paróquia composta por quarenta comunidades. De maneira especial, cuidam do Santuário Velho onde anunciam o Evangelho a milhares de fiéis; atendem confissões; realizam batizados; e acolhem às diversas pessoas que procuram auxílio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário