sábado, 31 de março de 2012

Via Sacra: 7° Estação

Sétima Estação
Jesus cai pela segunda vez




Nós Te adoramos, ó Cristo, e Te bendizemos.
Porque com a Tua santa cruz remiste o mundo.

Eu sou o homem que conheceu a miséria sob a vara do seu furor. Ele me guiou e me fez andar nas trevas e não na luz... Murou os meus caminhos com pedras lavradas, obstruiu as minhas veredas... Ele quebrou os meus dentes com cascalho estendeu-me na cinza (Lm 3,1-2.9.16). Não temos um sumo sacerdote incapaz de se compadecer das nossas enfermidades, pois Ele mesmo foi provado em tudo como nós, excepto no pecado (Hb 4,15).

A primeira queda de alguém pode provocar sentimentos de compaixão e de compreensão, a recaída, pelo contrário, provoca muitas vezes escândalo e indignação. Ó Jesus, homem das dores, quem poderá conhecer o mistério de humildade escondido no Teu desfalecimento repetido ao longo do caminho? Na verdade Tu quiseste ser provado em todas as coisas como nós, excepto no pecado. Próprio do amor que Te levou a revestires-Te das nossas enfermidades, tornaste-Te para nós fortaleza e escudo contra os assaltos contínuos do mal. Cairemos, sim, cairemos talvez ainda muitas vezes debaixo do açoite da tentação, mas Tu, Senhor, sustentarnos-ás, e far-nos-ás caminhar novamente de cabeça levantada, como participes da Tua dignidade real.

Ó Cristo, Bom Samaritano, 
piedosamente debruçado sobre 
as nossas feridas, 
tem piedade de nós!

                                      Senhor, tem piedade de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário