terça-feira, 3 de abril de 2012

Santuários do Brasil 8

Fonte: a12.com
santuario n.s. brotas

Santuário Nossa Senhora das Brotas

Dando continuidade na série de reportagens sobre os Santuários do Brasil, hoje (03) apresentamos o Santuário de Nossa Senhora das Brotas, localizado em Piraí (PR).


O início do culto a Nossa Senhora das Brotas começou em Portugal, após a aparição de Nossa Senhora para um pastor.


Ele alcançou uma graça e Nossa Senhora teria pedido para que os moradores de Águias edificassem uma Capela, que hoje é o Santuário de Nossa Senhora das Brotas.


O Santuário está construído onde apareceu Nossa Senhora. No início era uma humilde capela, logo a devoção foi crescendo e o Santuário teve de ser aumentado.


O Arcebispo de Évora, mais tarde Cardeal Dom Afonso, que era filho do rei Dom Manoel, fez do Santuário a Matriz da freguesia. A mais antiga imagem de Nossa Senhora das Brotas, data do século XVI, e é feita em marfim.


Piraí do Sul - A história do culto a Nossa Senhora das Brotas no município de Piraí do Sul é diferente de outros lugares de influência portuguesa.


Teve início em 1808, quando Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, hoje São Frei Galvão, em missão da Província Franciscana da Imaculada Conceição, ao chegar às margens do Rio Piraí, decidiu ficar alguns dias no povoado, pregando e atendendo o povo da região.

Enquanto permaneceu no local, ficou na casa de dona Ana Rosa Conceição de Paula, ao se despedir da casa ao qual foi acolhido deu de presente uma estampa de Nossa Senhora das Barracas com a dedicatória: ‘Lembrança do Frei Galvão’, além de ter dito:

“Venerai sempre esta Santa Efígie, porque ela é muito milagrosa”.

A estampa foi colocada em uma cartolina dura, para melhor conservá-la rodeando-a com uma moldura de madeira, tendo em sua residência, recebido um lugar de grande destaque.

Depois de uma mudança, a estampa foi perdida e apesar das buscas, não conseguiram encontrar.

Certo dia, dona Ana Rosa Conceição de Paula, encontrou a estampa, entre raízes e brotos novos de vegetação.

Perplexos com este fato, interpretaram-no como um milagre operado por Nossa Senhora. Com o fato as pessoas decidiram rebatizar a estampa com o nome de Nossa Senhora das Brotas.

Em 2004 Nossa Senhora das Brotas foi considerada e declarada “Padroeira do Caminho das Tropas”, que é a parte paranaense do Caminho, indo de Sengés até Rio Negro, passando por 16 municípios.

No rodapé da estampa está a frase: “Verdadeiro retrato da Prodigiosa Imagem de Nossa Senhora das Barracas, que se venera na Igreja do Beato Antônio”, indica que a gravura é uma cópia fiel da imagem original que é venerada na igreja do santo, natural de Lisboa, Santo Antônio de Pádua.



O título original de “Nossa Senhora das Barracas” nunca foi usado pelo povo a qual era chamada simplesmente de “Santa”. Mas desde o dia em que a encontrada em meio as cinzas e entre novos brotos foi chamada de “Nossa Senhora das Brotas”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário