quarta-feira, 4 de abril de 2012

Via Sacra: 11° Estação

Décima Primeira Estação
Jesus é pregado na cruz



Nós Te adoramos, ó Cristo, e Te bendizemos.
 Porque com a Tua santa cruz remiste o mundo.

Depois de O crucificarem, fizeram um sorteio, repartindo entre si as suas vestes. E ficaram ali sentados a guardá-l'O. Acima da cabeça de Jesus puseram o motivo da sua condenação: "Este é Jesus, o Rei dos Judeus". Com Ele foram crucificados dois ladrões, um à direita, outro à esquerda. E os que passavam perto, injuriavam-n'O, meneando a cabeça e dizendo: "... Se Tu és o Filho de Deus, desce da cruz!".
Também os chefes dos sacerdotes, juntamente com os escribas e os anciãos caçoavam d'Ele: "Salvou os outros, e não pode salvar-Se a Si mesmo. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz e acreditaremos n'Ele (Mt 27,35-42).

Como videira viçosa que a tempestade despojou dos seus ramos verdes, assim Tu, pregado no madeiro da cruz, Te converteste no drama entre o céu e a terra. O Teu corpo estendido em dimensão cósmica é a expressão absoluta do dom e do acolhimento. O velho inimigo está todavia ali, pontualmente, para desferir o último e desesperado ataque. < Desce...! Salva-Te a Ti mesmo!". Senhor Jesus, se Tu tivesses descido da cruz todos nós estaríamos perdidos; se Tu tivesses manifestado o Teu poder divino, não teria brotado sobre o mundo o rio de graça que regenera os crentes para a nova vida. Abençoado aquele madeiro por meio do qual Tu mesmo Te pregaste à vontade do Pai para salvação da humanidade inteira!

Por todas as nossas cobardias e desobediências, 
Senhor, tem piedade de nós!

Senhor, tem piedade de nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário