quinta-feira, 5 de abril de 2012

Via Sacra: 12° Estação

Décima Segunda Estação
Jesus morre na cruz



Nós Te adoramos, ó Cristo, e Te bendizemos.
 Porque com a Tua santa cruz remiste o mundo.

A Mãe de Jesus, a irmã de Sua Mãe, Maria de Cléofas e Maria Madalena estavam junto à cruz. Jesus, vendo a Sua Mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse à Mãe: "Mulher, eis o teu filho!". Depois disse ao discípulo: "Eis a tua Mãe!" (Jo 19,25-27).
Desde o meio-dia até às três horas da tarde fez-se escuridão em toda a terra. Pelas três horas, Jesus deu um grande grito: "Eli, Eli, lamá sabactâni?", que significa: "Meu Deus, meu Deus, por que Me abandonaste?"... E Jesus, dando um grande grito, entregou o espírito (Mt 27,45-46.50).

O poder das trevas parece prevalecer: Tu, Homem-Deus, tragicamente sozinho, suspenso entre o céu e a terra, és o árbitro da história. Esta é a hora "zero". O Teu grito de morte rasga a atmosfera cinzenta do tempo e ganha para nós o limiar resplandecente da vida eterna. O Teu derradeiro suspiro confiando-Te nas mãos do Pai, torna-se o grito de regozijo no coração da Mãe Igreja, pelo nascimento do homem novo. Grande é este mistério! E Maria, Tua-nossa Mãe, lá está, junto à cruz, envolta na sabedoria do silêncio.

Cordeiro de Deus que tiras o pecado do mundo, 
tem piedade de nós!

Senhor, tem piedade de nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário